sábado, 24 de março de 2012

DPP - Desenvolvimento Pessoal e Profissional


Aula Tema 01: O Mundo Como Você Vê
Importante: Esta atividade não valerá nota, portanto, você não deverá entregá-la ao seu professor-orientador na unidade de ensino. No entanto, sua elaboração é importante para o processo de aprendizagem. Não deixe de fazê-la! Caso você tenha alguma dúvida durante o autoestudo, entre em contato com seu professor-orientador.
O mundo contemporâneo passa por profundas mudanças que estão refletindo efetivamente em nossa maneira de viver hoje e nos leva a projetar um futuro ainda mais repleto de oportunidades e desafios.
Nossa atividade colaborativa do semestre visa promove a troca de idéias e a construção do conhecimento em equipe. Para tanto, é fundamental que cada um contribua efetivamente na produção do trabalho, se dedicando às discussões com o grupo e em sala de aula.
Importante: A cada Aula-tema serão propostas tarefas que comporão o resultado final do Desafio Proposto, que deverá ser entregue na forma de relatório ao seu professor-orientador. Além disso, as tarefas relativas à Aula-tema-03 e Aula-tema 07 deverão ser entregues ao professor-orientador na unidade de Ensino.
DESAFIO PROPOSTO - Atividade do semestre!
Imagine que um dos projetos de desenvolvimento do Governo Federal seja preparar os universitários de hoje para atuar profissionalmente daqui há 5 anos. Para tanto, escolheu universitários de diversas regiões do país com o objetivo de compreender a sua visão de presente e expectativas para o futuro. A sua equipe foi convidada a participar dessa pesquisa e sua tarefa será realizar uma análise do contexto atual e projetar as possibilidades futuras. O resultado da atividade deverá ser um relatório que responda as seguintes questões:
        ·       Como as mudanças pelas quais passamos atualmente influem no mundo do trabalho, considerando o contexto brasileiro e, mais especificamente, a região em que vive?
·        Quais são as principais tendências e oportunidades que se apresentam como positivas para os universitários de hoje?
·         Quais serão os principais desafios que se apresentarão aos profissionais recém formados, para que possam atuar no futuro?
·         Como os universitários de hoje podem se preparar para aproveitar as tendências percebidas?
TAREFA
Realizar a sua apresentação junto aos colegas de sua equipe.
Realizar um estudo inicial sobre as mudanças que ocorrem no mundo em função de fenômenos como a globalização e o desenvolvimento da tecnologia.
Passo 1: Você deverá se apresentar ao grupo de trabalho visando começar uma relação que certamente favorecerá a realização das tarefas no decorrer do semestre. Troque informações sobre a cidade onde mora, as coisas que gosta de fazer, o esporte que gosta de praticar, dentre outras informações sobre você.
Passo 2: Ler atentamente o capítulo 1 e 2 do livro-texto e consultar material referente à Aula-tema 01 e Aula-tema 02, disponível no ambiente virtual.
Passo 3: Identificar e explicar 3 (três) aspectos que chamaram a sua atenção com relação as mudanças:
·         No mundo;
·         No país;
·         Na região em que vive.
Passo 4: Discutir a sua opinião com os colegas de equipe e definir uma opinião consensual (com a qual todos concordem). A opinião da equipe deve ser relatada em um texto de 10 a 20 linhas, contendo os 3 (três) pontos de análise do passo 3.



http://www.4shared.com/office/eN-WFHPe/file.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário