sábado, 24 de março de 2012

DPP - Desenvolvimento Pessoal e Profissional


Aula Tema 01: O Mundo Como Você Vê
Importante: Esta atividade não valerá nota, portanto, você não deverá entregá-la ao seu professor-orientador na unidade de ensino. No entanto, sua elaboração é importante para o processo de aprendizagem. Não deixe de fazê-la! Caso você tenha alguma dúvida durante o autoestudo, entre em contato com seu professor-orientador.
O mundo contemporâneo passa por profundas mudanças que estão refletindo efetivamente em nossa maneira de viver hoje e nos leva a projetar um futuro ainda mais repleto de oportunidades e desafios.
Nossa atividade colaborativa do semestre visa promove a troca de idéias e a construção do conhecimento em equipe. Para tanto, é fundamental que cada um contribua efetivamente na produção do trabalho, se dedicando às discussões com o grupo e em sala de aula.
Importante: A cada Aula-tema serão propostas tarefas que comporão o resultado final do Desafio Proposto, que deverá ser entregue na forma de relatório ao seu professor-orientador. Além disso, as tarefas relativas à Aula-tema-03 e Aula-tema 07 deverão ser entregues ao professor-orientador na unidade de Ensino.
DESAFIO PROPOSTO - Atividade do semestre!
Imagine que um dos projetos de desenvolvimento do Governo Federal seja preparar os universitários de hoje para atuar profissionalmente daqui há 5 anos. Para tanto, escolheu universitários de diversas regiões do país com o objetivo de compreender a sua visão de presente e expectativas para o futuro. A sua equipe foi convidada a participar dessa pesquisa e sua tarefa será realizar uma análise do contexto atual e projetar as possibilidades futuras. O resultado da atividade deverá ser um relatório que responda as seguintes questões:
        ·       Como as mudanças pelas quais passamos atualmente influem no mundo do trabalho, considerando o contexto brasileiro e, mais especificamente, a região em que vive?
·        Quais são as principais tendências e oportunidades que se apresentam como positivas para os universitários de hoje?
·         Quais serão os principais desafios que se apresentarão aos profissionais recém formados, para que possam atuar no futuro?
·         Como os universitários de hoje podem se preparar para aproveitar as tendências percebidas?
TAREFA
Realizar a sua apresentação junto aos colegas de sua equipe.
Realizar um estudo inicial sobre as mudanças que ocorrem no mundo em função de fenômenos como a globalização e o desenvolvimento da tecnologia.
Passo 1: Você deverá se apresentar ao grupo de trabalho visando começar uma relação que certamente favorecerá a realização das tarefas no decorrer do semestre. Troque informações sobre a cidade onde mora, as coisas que gosta de fazer, o esporte que gosta de praticar, dentre outras informações sobre você.
Passo 2: Ler atentamente o capítulo 1 e 2 do livro-texto e consultar material referente à Aula-tema 01 e Aula-tema 02, disponível no ambiente virtual.
Passo 3: Identificar e explicar 3 (três) aspectos que chamaram a sua atenção com relação as mudanças:
·         No mundo;
·         No país;
·         Na região em que vive.
Passo 4: Discutir a sua opinião com os colegas de equipe e definir uma opinião consensual (com a qual todos concordem). A opinião da equipe deve ser relatada em um texto de 10 a 20 linhas, contendo os 3 (três) pontos de análise do passo 3.



http://www.4shared.com/office/eN-WFHPe/file.html

sexta-feira, 16 de março de 2012

Desenho Técnico - Material


Ementa 
Desenho como forma de Linguagem. Normalização (Pontos principais das Normas Brasileiras). Formatos de Papel, Tipos de Linhas, Construções Geométricas, Escalas Normalizadas, Cotas; Sistemas de Projeções, Utilização na Representação de Sólidos; Projeções de Elementos Sólidos, Cortes, Desenho com utilização software.

Link Materiais



quinta-feira, 15 de março de 2012

Atividades Complementares - Cursos Grátis Online


Ementa Participação em atividades formacionais de incentivo à busca do auto-aprendizado, com responsabilidade pessoal, social e intelectual. Exercício de atividades de enriquecimento científico, profissional e cultural.

Método de Aula Seminários, palestras e relatórios e atividades afins.

Conteúdo Participação em Palestras, Seminários, Workshops, Congressos e demais atividades de cunho científico, cultural e social.

Curso Gratuitos - OnLine 

Learncafe

O Learncafe é um portal de ensino à distância que tem por objetivo conectar ALUNO & PROFESSOR, oferecendo recursos e ferramentas que visam a facilitar o ato de aprender e ensinar.
 Para os professores, todos os recursos são gratuitos, sem inscrição e sem mensalidade. É ele quem decide que tipo de cursos deseja publicar. Se optar por cursos pagos, 50% do valor das inscrições vão direto para o seu bolso!
 Para os alunos, disponibilizamos, além do curso, formas de aprofundar o seu conhecimento, como fórum, glossário, contato com alunos e professor.




Fundação Getulio Vargas

A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OCWC (Open Course Ware Consortium), o consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet.
Membro desde julho de 2008, o FGV Online venceu, em 2011, a primeira edição do OCW People´s Choice Awards, premiação das melhores iniciativas dentro do Consórcio, na categoria de programas mais inovadores e de vanguarda.
Para ter acesso ao que o FGV Online oferece a você nesse Consórcio, veja as opções abaixo. Em caso de dúvidas, consulte a página de Dúvidas Frequentes








Fundação Bradesco

Inovar, para a Fundação Bradesco, é reunir o melhor da tecnologia com o melhor do que os educadores podem oferecer.
 
Norteados por esse princípio, lançamos o Portal da Escol@ Virtual.
Utilizamos modernos recursos de tecnologia para apresentar conteúdos atuais e exclusivos.
 Realizamos parceria com outras instituições de destaque social, com o objetivo de proporcionar um ambiente agradável aos alunos, que poderão aprender e manter-se informados ao mesmo tempo, pois disponibilizamos o acesso a informações nas áreas de Educação e Tecnologia.













terça-feira, 13 de março de 2012

Desenvolvimento Pessoal e Profissional






Método de Aula

Aulas expositivas e atividades de autodesenvolvimento e colaborativas, algumas delas realizadas no ambiente virtual de aprendizagem. As atividades ocorrem na sala de aula e em outros espaços.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Algorítimo de Programação - Comandos básicos do LINUX


Comandos básicos do LINUX

Aqui estão alguns comandos básicos do LINUX:




Tabela: Alguns comandos básicos do LINUX
xtem -bg white -fg black abre o terminal com fundo branco e letras pretas
who mostra os usuários logados no sistema
w também mostra os usuários logados no sistema
quota -v mostra informações sobre cotas na área do usuário
du -hs * mostra o espaço usado por cada arquivo/diretório de usuário
ls lista conteúdo do diretório local
ls -l mostra conteúdo detalhado
ls -a mostra arquivos escondidos
mkdir cria diretório
cp copia arquivo
cp -r copia recursivamente (para copiar diretórios)
mv mover ou renomear arquivo/diretório
rm apaga arquivo
rm -r apaga recursivamente
rm -rf apaga recursivamente sem confirmação (use com cuidado!)
cd muda de diretório
pwd mostra o diretório atual
cat, more ou less mostram conteúdos de arquivo
tail mostra final de arquivo
head mostra começo de arquivo
zip e unzip comprime/descomprime arquivos .zip
gzip e gunzip comprime/descomprime arquivos .gz
gv mostra arquivos postscript (.ps)
xpdf mostra arquivos em ¨portable document format¨ (.pdf)
ssh acessa outra máquina Linux via protocolo seguro SSH
scp copia arquivos entre máquinas Linux via protocolo seguro
grep procura por palavra ou expressão em um ou mais arquivos
rgrep procura por palavra ou expressão recursivamente
chmod muda permissão de arquivos e diretórios
locate procura por um nome de arquivo/diretório
passwd troca a senha
nano abre o editor nano
emacs abre o editor emacs
kile abre o editor kile adequado para edição de textos em
mozilla abre o browser Mozilla
opera abre o browser Ópera
ooffice abre o OpenOfficce
R abre o programa R
disquete$ ^*$ abre programa para transferência de arquivos
da área do usuário para disquete inserido em drive local
http://www.est.ufpr.br/dicas/node8.html

sexta-feira, 9 de março de 2012

Algorítimo de Programação - Linux Historia


História do Linux

História do Linux começou em 1991 com o início de um projeto pessoal de um estudante finlandês chamado Linus Torvalds de criar uma novo núcleo de sistema operacional.
Desde então, o núcleo Linux resultante foi marcado por um crescimento constante através de sua história. A partir do lançamento inicial de seu código-fonte em 1991, cresceu de um pequeno grupo de arquivo emC sob uma proibitiva licença de distribuição comercial para, em 2009, possuir mais de 370 megabytes de fonte sob a licença GPL.

Eventos que levaram à criação
O sistema operativo Unix foi concebido e implementado por Ken Thompson and Dennis Ritchie (ambos dos AT&T Bell Laboratories) em 1969 e primeiramente lançado em 1970. Sua disponibilidade e portabilidadefez com que fosse amplamente adotado, copiado e modificado por instituições acadêmicas e negócios. Seu design influenciou autores de outros sistemas.[carece de fontes]
In 1983, Richard Stallman começou o Projeto GNU com o objetivo de criar um Sistema operacional tipo Unix gratuito e livre.[2] Como parte desse trabalho, ele escreveu a GNU General Public License (GPL). No começo dos anos 1990, havia software quase o suficiente para se criar um sistema operacional completo. Entretanto, o núcleo GNU, chamado de Hurd, não consegui atrair atenção suficiente dos desenvolvedores, deixando o GNU incompleto.
Outro projeto de sistema operacional livre, inicialmente lançado em 1977, foi o Berkeley Software Distribution (BSD). Foi desenvolvido pela Universidade da Califórnia em Berkeley a partir da versão 6 do Unix da AT&T. Uma vez que o BSD continha código do Unix do qual a AT&T era proprietária, a AT&T entrou com um processo (USL v. BSDi) no começo dos anos 1990 contra a Universidade da Califórnia. Isso limitou fortemente o desenvolvimento e adoção do BSD.[3][4]
Em 1985, a Intel lançou o 80386, o primeiro microprocessador x86 com conjunto de instruções de 32-bit e MMU com paginação.[5]
Em 1986, Maurice J. Bach, of AT&T Bell Labs, publicou The Design of the UNIX Operating System.[6] Essa descrição definitiva cobria principalmente o núcleo System V versão 2, com algumas novas características da versão 3 e do BSD.
O MINIX, um sistema operacional tipo Unix pensada para uso acadêmico, foi lançado por Andrew S. Tanenbaum em 1987. Se bem o código-fonte do sistema estava disponível, modificações e redistribuições não era permitidas. Ademais, o design do MINIX de 16-bit não se adaptou muito bem às características da cada vez mais barata e popular arquitetura de 32-bit do Intel 386 para computadores pessoais.
Esses fatores e a falta de uma adoção ampla factors and the lack of a widely adopted, free kernel provided o ímpeto para que Torvalds iniciasse seu projeto. Ele declarou que se o núcleo GNU ou o núcleo 386BSDestivesse disponíveis naquela época, ele possivelmente não teria escrito o seu próprio.[7][8]